segunda-feira, 4 de abril de 2011

Natal Em Debate

Após a realização do debate no 7ºA , os anotadores registaram os pontos de vista/ opiniões defendidos (a) discutidos pelos interlocutores.


A Daniela considerou que o Natal deve ser uma Festa Religiosa, já que se enquadra com a época em que o menino Jesus nasceu. Por isso, há que preservar o presépio e os valores transmitidos.


A Adriana tomou a palavra, dizendo:" Como é do conhecimento de todos, estou convencida que o Natal tradicional represente, através do presépio, a união da família, a paz, a fé e a solidariedade. Estou inteiramente de acordo com estes valores universais que estão em risco, hoje em dia...


A Alexandra fez a sua intervenção:
Se me permite intervir, gostaria de acrescentar que muitas pessoas já esqueceram essa tradição e olham para o Natal como a época em que um homem de barbas brancas e vestido de vermelho dá muitas prendas. Aliás, esse homem é uma invenção da Coca-Cola que no séc. XX, nos anos 30, criou uma publicidade com esta figura comercial.


A Bárbara não foi da mesma opinião, dizendo que estava convencida que o Natal também é uma festa de consumismo e não apenas religiosa. Não há dúvidas que as pessoas estão mais centradas em comprar e trocar  prendas do que nos rituais religiosos próprios do Natal (missa do Galo, rezar ao presépio, receber prendas no sapatinho trazidas pelo menino Jesus). É evidente que numa sociedade consumista é quase impossível resistir à tentação de gastar e esbanjar dinheiro.


O Nuno apresentou o seu ponto de vista : " Se me dão licença de falar, compreendo / percebo que haja necessidade de consumir, porém podemos conciliar na festa de Natal não só a existência de prendas (com limites!!) mas também a união da família.


Gostaria de acabar dizendo que há lugar no Natal para o Menino Jesus e o Pai Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário